Em sala de aula, durante esta semana, os pequenos artistas estão conhecendo a orgiem de algumas das delícias que mais adoram: sorvete e chocolate.
Além da parte histórica eles retomaram o uso das regras do S e sistematizaram o uso das letras X e CH através de leitura e realização de atividades escritas.
Para complementar os textos em sala de aula, segue alguns resumos e suas fontes de consulta.
Dirvirtam-se pequenos! Boas surpresas aguardam vocês nos próximos dias.
Beijocas, tia Drika
Onde surgiu o sorvete?
O primeiro relato sobre o sorvete data de mais de 3 mil anos atrás, e tem sua origem na China. Eles costumavam preparar uma pasta de leite de arroz misturado à neve, algo parecido com a atual raspadinha.
Na Itália o imperador Nero, há cerca de mil e novecentos anos atrás, mandava seus escravos às montanhas buscarem neve, que era utilizada para o congelamento do mel, polpa de frutas ou sucos.
No século 14, o veneziano Marco Polo voltou de sua famosa viagem ao Oriente. Além de introduzir o macarrão na Europa, Polo trouxe uma receita para fazer sorvetes de água, muito parecidos com os atuais.
Os ingleses levaram o sorvete para os Estados Unidos.
Em 1851 os Estados Unidos viveram um dos momentos mais importantes da história do sorvete: o leiteiro Jacob Fussel abriu em Baltimore a primeira fábrica de sorvetes, produzindo em grande escala e sendo copiado por outros em Washington, Boston e Nova York.
Em 1879, também nos Estados Unidos, é inventado o "Ice Cream Soda". O aparecimento da casquinha possui duas versões: uma de que teria surgido em 1896 na Itália, e outra que diz que ela foi inventada em 1904 nos EUA. O picolé apareceu na Itália no início do século 20.
Após pesquisa de opinião sobre os sabores de sorvee preferidos dos pequenos artistas em sala, com a construção de gráfico, o sabor de chocolate doi o eleito.
Qual a origem do chocolate?
Os primeiros vestígios da descoberta do chocolate são de 1.500 a.C. e vêm da civilização Olmeca que habitava o México na época. O cacau foi aproveitado posteriormente pelos Maias e Astecas em forma de bebida, considerada sagrada. Nas cerimônias religiosas, o cacau torrado era servido com especiarias e mel.
Hernán Cortez , um grande conquistador espanhol, ajudou a introduzir o cacau na Europa, onde era considerado um alimento especial por seu valor nutricional e energético. Os suíços tiveram a idéia de misturar o cacau ao leite, dando origem ao chocolate como nós conhecemos hoje.
Cacau no Brasil:
Encontram-se principalmente nos estados do Espírito Santo e o sul da Bahia, Ilhéus. Hoje, nosso país é o maior produtor da América Latina e um dos maiores do mundo ao lado da Costa do Marfim, de Gana e do Equador. A Arcor produz no Brasil diversas marcas de chocolate.