segunda-feira, 19 de novembro de 2012

A África em nossas vidas


Olá turminha, 

Esta semana (dia 20/11) comemoramos o dia da Consciência Negra. 

Mas... Vocês sabem o que isso significa?

A muito tempo atrás, os negros africanos vieram para o Brasil como escravos. Eles foram retirados de sua terra natal (vários países africanos) e trazidos para o Brasil em grandes navios e vendidos como se fossem mercadorias.

Eles foram obrigados a esquecerem sua cultura, eram muito maltratados, humilhados e obrigados a um trabalho sem remuneração.... Muitos morriam de fome, doenças e por tanto apanharem....

Mas um homem  que era chamado Zumbi de Palmares, juntamente com outras pessoas que não tinham medo e queriam ver todos livres  em nosso país, ajudou a organizar várias comunidades onde, os escravos que fugiam de tanto sofrimento podiam viver em liberdade e ter seu próprio cantinho para viver. 

Esses lugarem eram chamados de QUILOMBOS. Quem vivia por lá era chamado de QUILOMBOLA (até hoje ainda existem algumas comunidades com descendentes de quilombos espalhados pelo Brasil).

Infelizmente, por conta da maldade de muitos que não queriam ver o povo negro livre, encontrou o Quilombo de Palmares, onde Zumbi vivia, e o matou  em 20 de novembro de 1695.

Hoje,  oficioamente, a escravidão negra foi proibida no Brasil e todos temos os mesmos deveres e direitos perante a lei.
Por causa de Zumbi, que lutava pela liberdade e igualdade entre todos, a data foi escolhida para representar o dia da Consciência Negra que representa a luta pela igualdade entre os povos.

O povo africano que veio obrigado para nosso país, ajudou a formar a nação que somos hoje. Misturado, multicultural, alegre,precioso e com tantos rostos.

A África e o mundo está em nosso sangue e nos faz ser um país muito rico culturalmente!

Para aprender mais:


Um forte beijo
Tia Drika

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O foguete


O foguete - Bia Bedran

Jogos com palavras