quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Brincadeiras vindas da África

Além da capoeira, representada na postagem anterior, a cultura brasileira possui várias manifestações apreendidas com os negros africanos, entre elas várias brincadeiras:



Entre elas existem as brincadeiras:
 PEGO PEGO (originária de Uganda): Duas equipes. Após escolha dos componentes, cada criança fica atrás de seu líder formando uma fila agarradas pelas mãos ou cintura. 
Os líderes, segurando as mãos un do outro, iniciam um cabo de guerra. Ganha quem arrastar o lider da equipe adversária.

PULAR ELÁSTICO: Muito apreciada, principalmente pelas meninas.
Para brincar, basta separar pelo menos 2 metros de elástico de roupa e dar um nó. 
É necessário no mínimo 3 participantes: duas para segurar o elástico e outra para pular. 
As duas crianças que vão segurar o elástico ficam em pé, frente a frente, e colocam o elástico em volta dos tornozelos para formar um retângulo. 
O participante que irá pular na vez, faz uma sequência de saltos: pula para dentro, pula para fora, pula sobre o elástico e pula para fora do elástico, tentando completar a tarefa sem tropeçar. 

ou

Pula para dentro, pula para fora, arrasta o pé direito em direção ao esquerdo e sai de dentro do elástico (leia mais aqui)
O grau de dificuldade aumenta ao longo da disputa: o elástico ainda deve subir do tornozelo para o joelho, cintura, tronco e pescoço. Dependendo da altura das crianças, o jogo vai ficando impraticável, mas é o desafio que estimula a brincadeira!

Agora, vamos brincar!

1 comentários:

kennedy disse disse...

TIA FOI MUITO LEGAU TA GUASE TODOS OS DIAS ABRENDENO COM ASINHORA E FELIS ANO NOVO!!!!